segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Alongamento é Fundamental para o Dia a Dia!

Se alongar é um habito muito importante não só pela função de preparar corpo para alguma atividade física mais intensa, o alongamento é uma forma de manter o corpo mais saudável de prevenir os músculos de lesões e dores, quem tem este hábito tem a oportunidade de manter o organismo em melhor equilíbrio, se alongar requer que você realize uma série de exercícios com gral de dificuldade de acordo com os limites de cada pessoa, os benefícios são inúmeros e ajudam o melhor funcionamento do corpo como um todo, desde respiração, postura e minimiza dores. Contrário do que a maioria das pessoas imagina para se alongar não é necessários ser praticante de alguma atividade física, o alongamento pode ser realizado em qualquer parte do dia, sempre que sentir necessidade alongue-se que só terá benefícios. Quando se inicia um alongamneto, é necessário que você sinta “puxar” o músculo em questão, durante 30 seg em jovens, e em idosos 60 seg.


Benefícios do alongamento para idosos
Depois de certa idade o ser humano se torna sedentário, pois as dores e a rigidez do envelhecimento fazem com que ocorram tensões temporárias. Para os idosos os alongamentos apresentam grandes benefícios, pois com os mesmos a postura irá melhorar e as dores cotidianas não mais irão rondar a vida do idoso que passará a relaxar os músculos através de exercícios de alongamento diário, veja na imagem abaixo uma série de exercícios fundamentais para o alongamento de pessoas idosas, porém lembrando que os mesmo devem respeitar seus limites, assim terão uma vida saudável e feliz.


Benefícios do alongamento para gestantes

Os exercícios que compõem as séries de alongamentos trabalham todos os membros, pescoço, coluna, lombar, torácica e pélvica, o alongamento é indicado tanto para praticantes de esportes ou qualquer outra atividade física quanto para sedentários e gestantes. Para as gestantes é fundamental o alongamento, pois o mesmo ajuda a proteger os movimentos e prevenir a mesma de lesões musculares, também é preciso manter os músculos e articulações fortes e flexíveis para um parto seguro. Evitar o alongamento durante a gravidez pode prejudicar reduzindo sua amplitude de movimentos articulares e também fazer com que os músculos da gestante funcionem de forma menos eficiente, então o ideal a ser alongado durante a gravidez é o pescoço, a parte superior das costas e o peito para que assim o alongamento possa auxiliar nas dores causadas pela gravidez principalmente nas costas.
 Quando o alongamento é realizado de maneira adequada seus benefícios são inúmeros, dentre eles:
• Minimiza tensões musculares em mais de 90%;
• Aumenta a oxigenação do cérebro;
• Melhora a circulação sanguínea e a respiração;
• Proporciona relaxamento e melhora a autoestima;
• Melhora a postura e fornece melhor posicionamento a coluna vertebral;
• Diminui dores musculares;
• Previne lesões;
• Aumenta a concentração;
• Melhor qualidade de vida.

 (11) 2847-4772/ (21) 3942-8255 ou bodyesoul@bodyesoul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário